21 de março de 2010

Investir conscientemente

Investir conscientemente significa investir para:
  • preservar e ampliar seu patrimônio;
  • obter estabilidade (poupar equivalente a 6 meses de salário); e
  • realizar sonhos e projetos.
Entretanto, para que o investidor consciente tenha êxito em atingir seus objetivos é necessário possuir alguns pré-requisitos para que não se torne mais um paraquedista na Bolsa de Valores. De acordo com a jornalista especialista em economia e finanças Juliana Garçon, são necessários 3 requisitos básicos:
  • formação de hábito e disciplina; 
  • estar pronto para a prática da tomada de decisões; e 
  • auto-conhecimento e aprendizado sobre o mercado.
Para os brasileiros em geral, um grande obstáculo para que esta receita seja bem sucedida é gastar menos do que se ganha, afinal, a média do brasileiro é gastar mais do que ganha, recorrendo a longos financiamentos para a compra da casa, do automóvel e até mesmo de aparelhos eletro-eletrônicos. Dessa forma, o brasileiro cria o hábito de pagar juros ao banco, em vez de investir para que o banco lhe pague esses juros. Em outras palavras, uma pessoa está se distanciando da riqueza ao gastar mais do que sua receita poderia lhe proporcionar, enquanto a pessoa que gasta menos do que recebe e investe a diferença está se aproximando da riqueza, já que está está recebendo juros a seu favor.

O segundo obstáculo do investimento consciente é diferenciar o que você pode comprar do que você merece comprar. Todos merecem ter muitas coisas. Mas o grupo de coisas que cada um pode ter é bem mais restrito. Todos gostariam de ter o carro do último modelo e de fato mereceriam tê-lo, mas comprá-lo sem poder reflete o pensamento imediatista do brasileiro, que pensa apenas no presente e se esquece do futuro. O ideal é pensar a longo prazo, com um ganho de riqueza sustentada, mas essa idéia não costuma ser praticada pelos brasileiros, que sempre tiveram suas vontades reprimidas e consomem desenfreadamente ao surgimento da primeira oportunidade de endividamento.

O terceiro obstáculo para se investir conscientemente é aprender a se planejar. Planejar significa ter um norte, saber para onde se está caminhando. Num plano, é necessário primeiro estabelecer objetivos, em segundo lugar estabelecer as metas (prazos e datas para se alcançar tais objetivos), em terceiro lugar estabelecer as diferentes alternativas para se atingir essas metas e em quarto lugar analisar qual a melhor alternativa para tal. Mas todo plano é sucetível a erros e percalços, portanto, ele deve ser constantemente reavaliado e, se necessário, alterado.

Um quarto obstáculo bastante importante é tomar decisões em cenário de incerteza. Um exemplo comum é a eleição para Presidente. Essa é uma época delicada em que não se sabe muito bem como o mercado reagirá frente às novas diretrizes econômicas do novo governo.

Nenhum comentário: