6 de março de 2010

Story of Stuff

Um vídeo intitulado Story of Stuff, sobre cadeia produtiva e impactos ambientais, tem sido bastante acessado no site do youtube. O vídeo é interessante e pode ser visto abaixo:



Após assisti-lo, resolvi colocá-lo aqui para fazer algumas considerações.

A princípio, o vídeo é bastante didático ao linearizar de forma bastante simples para o entendimento geral de como funciona o sistema produtivo que, segundo o filme, é dividido em extração, produção, consumo e disposição. O vídeo ainda tenta estabelecer uma forma de relação existente entre esse sistema e as pessoas, o governo e as empresas, que interagem com tal sistema.

A primeira crítica é sobre um dado que surge logo no início, quando a apresentadora diz "nas últimas três décadas apenas, um terço dos nossos recursos naturais já foram consumidos". A verdade é que não há condições de se quantificar quanto realmente existe de recursos naturais e, além disso, muitos são renováveis, como a água (até certo ponto). Vamos tomar o urânio no Brasil como exemplo: o Brasil possui a 5ª maior reserva deste recurso natural, hoje. Por quê hoje? Porque apenas 25% do nosso território foi mapeado à procura de urânio, o que pode significar que muitas outras regiões possuam este recurso natural. Portanto, o dado utilizado no vídeo é no mínimo questionável.

A visão apocalíptica que o vídeo passa sobre a relação entre os países de primeiro mundo que instalam suas indústrias em países do terceiro mundo como sendo algo terrível para os trabalhadores dos países mais pobres também é bastante superficial. Se pode ser ruim com essas indústrias, mas imagine sem elas. O desemprego e a falta de oportunidade pode ser algo muito pior do que trabalhar nessas indústrias. O capitalismo pode ser mesmo um sistema contraditório por oferecer desenvolvimento às custas do consumo exponencial dos recursos naturais, mas também é o responsável por retirar uma boa parcela da população mundial da miséria, de acordo com a história da humanidade.

Entretanto, o modo como o vídeo mostra o consumismo empurrando o motor do capitalismo é practicamente perfeito. A explicação dos conceitos de obsolescência planejada e obsolescência percebida são bastante didáticas, com exemplos bastante claros. Um tipo de atitude contrária ao do consumismo é a acumulação de capital, exemplificada em um livro de Gustavo Cerbasi, já denotado neste site previamente e pode ser acessado aqui. Entretanto, como o próprio vídeo demonstra, a acumulação de capital é um paradoxo para o capitalismo, porque essa prática diminui o consumismo e desacelera a economia, causando desemprego e cada vez menos consumo. Este é mais um dos paradoxos do capitalismo.

Por fim, outro ponto positivo é que a solução proposta possui uma visão não apenas de final-de-tubo, isto é, que pensa apenas no final do processo produtivo, no lixo, em reciclagem. Mas também levanta aspectos como desenvolvimento sustentável, produção de circuito fechado, tecnologias limpas, energia renovável, desperdício nulo etc.

2 comentários:

Re disse...

Gostei muito do seu blog, pois é bem claro e objetivo nas informações.Tenho um blog onde comento sobre o meio ambiente http:aartedemodifcar.blogspot.com , já que o aspecto ambiental é tão importante nada melhor do que comentarmos.

Bruno Serafim disse...

Seja bem-vindo(a), Re. Espero que continue a visitar e comentar à vontade.