18 de fevereiro de 2010

C-40 e APEC

Líderes do Apec assinam acordo sobre o clima

Os líderes do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) assinaram hoje a Declaração de Sydney sobre a mudança climática, anunciou o primeiro-ministro australiano e anfitrião da reunião, John Howard. O documento, cujo conteúdo foi divulgado logo em seguida, se apresenta como "uma pedra angular para se obter um acordo internacional sobre a mudança climática".

Howard explicou em entrevista coletiva na Ópera de Sydney que "a declaração reconhece a necessidade de conseguir um uso mais eficiente da energia". Ele destacou ainda "a necessidade de que todas as nações contribuam segundo suas capacidades e circunstâncias" para corrigir a mudança climática. A declaração "reconhece a necessidade de um consenso sobre objetivos a longo prazo para reduzir as emissões globais de gases poluentes, para que levem um acordo efetivo sobre a mudança climática após 2012". Para isso, é vital que "todas as nações contribuam para atingir o objetivo, segundo suas capacidades e circunstâncias nacionais".

O texto prevê a adoção de "metas regionais para reduzir a intensidade energética e aumentar a superfície de florestas, com políticas que apóiem o crescimento econômico com redução de emissões de gases poluentes". "Novas tecnologias, e principalmente recursos e produção com emissões baixas ou nulas, serão cruciais para obter uma redução de emissões real", diz o documento. Howard afirmou que a resolução fortalece a luta contra a mudança climática, além de provar que o Apec está vivo e que o sistema do consenso funciona. Pela iniciativa da Austrália, os 21 países se comprometem a melhorar a eficiência energética em 25% até 2030. A Declaração de Sydney também escolhe a ONU como o espaço adequado para discutir e dirigir a luta contra a mudança climática.

A Conferência da ONU sobre a Mudança Climática será realizada na ilha indonésia de Bali, em dezembro. O documento foi aprovado hoje na abertura da Cúpula do Apec, para poder contar com a assinatura do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Hoje à tarde ele retorna para Washington, e não poderá assistir ao encerramento da reunião, amanhã. O Apec é formado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, China, Coréia do Sul, EUA, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.

Notícias como esta nos fazem crer que a criação do C-40 no fim de 2005 foi uma boa idéia. O C-40 é um grupo de 40 cidades, entre elas São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, que se unem para fazer sua parte a fim de combater o aquecimento global, dando um passo a frente das ineficazes e lentas medidas tomadas pelas entidades nacionais onde se localizam estas cidades.

O projeto é importante porque essas 40 cidades são responsáveis por 80% das emissões mundiais de gases do efeito estufa e 75% do consumo mundial de energia. O projeto espera economizar de 20% a 50% de energia com a troca dos sistemas de refrigeração, aquecimento e iluminação por alternativas mais eficientes a partir de US$ 5 bilhões.

Nenhum comentário: