18 de fevereiro de 2010

Uma verdade inconveniente (An inconvenient truth - Al Gore)

Se alguém perguntar a você como o aumento nas emissões do dióxido de carbono pode alterar a nossa vida daqui pra frente e você não tiver a mínima idéia do que dizer, indico um filme a você: o documentário feito por Al Gore, vencedor do Oscar, durante suas inúmeras viagens pelo mundo tentando descobrir mais sobre as causas sobre o aquecimento global. O filme mostra, de forma superficial, dinâmica e nada cansativa as mudanças pelas quais o planeta está passando e as conseqüências até mesmo no nosso dia-a-dia no futuro. Filme sobre um tema importante e que prende a atenção. Quer mais o quê?!

Este é o gráfico mais conhecido do filme. Ele mostra a relação entre o aumento de temperatura e o aumento na concentração de dióxido de carbono na atmosfera terrestre devido à ação antropogênica nos últimos 100 anos de revolução industrial:


A coisa vai ficar quente por aqui... mas quais as conseqüências??? Um calorzinho só? Usar bermuda no inverno? NÃO!

Onde chove vai chover ainda mais, onde não chove vai chover ainda menos, as chuvas serão mais raras e mais torrenciais, derretimento das geleiras e mudança no nível do mar, alagamento de algumas áreas costeiras e secagem de outras. O problema maior é que a natureza não obedece a padrões lineares muitas vezes, ou seja, essas mudanças podem sim ocorrer drasticamente como no filme "o dia depois de amanhã", ao contrário do que muitos pensam.

A Gröenlandia possui uma camada natural de gelo sobre sua plataforma que está derretendo. O problema é que toda aquela água gélida que se encontra sobre sua plataforma pode ser liberada repentinamente no Atlântico norte, o que implicaria o resfriamento de correntes de ar quente que trazem calor ao hemisfério norte provenientes do Equador. Esse acontecimento catastrófico significaria uma nova era glacial no hemisfério norte em plena fase de aquecimento do planeta!

Só pra constar:

A polícia da Califórnia prendeu nesta quarta-feira (4) Albert Gore III, o filho do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, depois de encontrar maconha e narcóticos em seu automóvel.

O carro Toyota Prius (movido a baterias elétricas) azul de Gore filho foi detectado pelas autoridades circulando a mais de 160 km por hora na I-5, a principal autopista da costa oeste.

Após parar seu carro, a polícia sentiu cheiro de maconha, revistou o automóvel e encontrou a droga, assim como Vicodin, Valium, Xantax e Adderal -drogas que exigem prescrição médica para tratamento psiquiátrico.

"Ele não tinha receitas para nenhum dos medicamentos", indicou Jim Amormino, porta-voz do departamento do xerife.

Nenhum comentário: