18 de fevereiro de 2010

Região brasileira onde se dá a exploração, o beneficiamento e a distribuição do urânio.

Onde a coisa acontece? Aqui explico onde ficam as instalações brasileiras e pra que servem.

O Brasil possui hoje a 6ª maior reserva de urânio no mundo. As maiores reservas conhecidas no Brasil deste recurso natural estão nos estados de Minas Gerais, Bahia, Ceará e Paraná, totalizando mais de 300.000 toneladas de urânio, o que implica auto-suficiência na produção do combustível e até exportação do excedente.

Inicialmente, a extração de urânio e beneficiamento do mesmo se dava em Caldas (Minas Gerais) para suprimento das usinas nucleares nacionais na década de oitenta. Após o fim das reservas naquela região, a extração passou a ser feita em Lagoa Real (Bahia), cabendo a Caldas o beneficiamento e a Resende (RJ) a produção do combustível usado no complexo de Angra dos Reis.

A reserva de Lagoa Real (Bahia) conta com cerca de 140.000 toneladas de urânio a serem produzidos a partir de 33 ocorrências na região, com a existência de uma lavra conhecida como anomalia 13, onde se prevê a produção de 400 toneladas ao ano de urânio com planejamento futuro de aumento para 800 toneladas ao ano. As reservas presentes nessa região podem suprir 10 reatores semelhantes ao de Angra II, que possui capacidade de produzir 1350 megawatts, por toda a vida útil do projeto.

O beneficiamento do urânio é feito em Caldas (Minas Gerais) e Lagoa Real (Bahia), onde se produz o concentrado de urânio (U3O8), também chamado de yellowcake. O urânio concentrado é então transportado até Rezende (Rio de Janeiro), onde ocorre a produção do combustível para o complexo nuclear de Angra dos Reis (Rio de Janeiro) através dos processos de conversão do yellowcake em hexafluoreto de urânio (UF6), enriquecimento do urânio, reconversão do hexafluoreto de urânio em pó de dióxido de urânio (UO2) e por fim a transformação do mesmo em pastilhas.

Entretanto, o enriquecimento de urânio não ocorre no Brasil, mas no Canadá. O hexafluoreto de urânio é transportado de navio do porto de Salvador em contêineres até o país citado e volta já enriquecido pelo processo de ultracentrifugação, embora um contrato de implantação tenha sido assinado em 2000, tendo em vista a implantação a médio-prazo desta tecnologia no Brasil.

Parece até um empresa que fazia um propaganda (falsa) de auto-suficiência uns tempos atrás...

Nenhum comentário: