18 de fevereiro de 2010

Confiabilidade do sistema de tratamento de água

O sistema de tratamento de água para o abastecimento da população paulistana é confiável? Nem tanto assim...

O processo tem 3 fases principais: cloração, floculação e filtração. A cloração tem como principal objetivo erradicar possíveis microorganismos patogênicos, como bactérias e protozoários, além de auxiliar no processo de eliminação de algumas substâncias indesejáveis, seja por fatores estéticos ou químicos. Utiliza-se, como parâmetro para potabilidade da água, entre outros, a incidência de bactérias na amostra coletada a partir da água tratada.

O que questiono aqui é o uso de bactérias patológicas como padrão para determinar a potabilidade da água. Estaria tudo bem, não fosse um outro agente patogênico: os vírus. São seres muito menores, mais simples, mais resistentes e às vezes muito mais perigosos que as bactérias. Além disso, são responsáveis por doenças como raiva, caxumba, rubéola, sarampo, hepatite, dengue, poliomielite, febre amarela, AIDS e alguns tipos de câncer. Infelizmente, não ter bactérias na água não significa que não haja vírus.

Mas a situação não é tão alarmante. Nas estações de tratamento de água para abastecimento, pratica-se a hipercloração da água, o que permite reduzir satisfatoriamente a incidência de vírus no corpo d'água, embora não haja um controle sobre este parâmetro. Tomar água hiperclorada é altamente prejudicial à saúde mas como o cloro é volátil, sua concentração não é tóxica quando chega às torneiras da população. Sua característica residual, também permite eliminar possíveis contaminações na tubulação (velha) de distribuição da água.

O caso das estações de tratamento de água de reuso é mais crítico. A cloração não é rigidamente controlada , tampouco é feita em níveis satisfatórios. Portanto não há garantia alguma de que essa água possa ter salobridade para o contato humano. Apesar de não ser usada diretamente para consumo, é utilizada por exemplo na irrigação de plantações. Daí a necessidade de se higienizar bem alimentos a serem consumidos.

Nenhum comentário: